17 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/04/24 às 15h19 - Atualizado em 16/04/24 às 15h19

Sala do Empreendedor do Lago Sul incentiva micro e pequenas empresas

COMPARTILHAR

A Sala do Empreendedor do Lago Sul incentiva o microempreendedorismo e informa sobre direitos, protegendo o trabalhador e quem contrata os seus serviços.

A maioria dos prestadores de serviço no Lago Sul residem em cidades próximas. São eles jardineiros, pedreiros, piscineiros, telhadeiros, além de exercerem várias outras atividades. E muitos deles trabalham na informalidade, sem nenhum tipo de registro ou de contribuição com a Previdência Social. E, como consequência, sem direito a uma aposentadoria ou a assistência em caso de doença ou acidente.

Você, morador, que contrata estes serviços, pode auxiliar estes trabalhadores a buscarem a formalidade, cadastrando-se como Microempreendedor Individual – MEI. Dessa forma, eles terão direitos trabalhistas, pagando uma pequena contribuição mensal e você terá segurança jurídica, caso aconteça algum acidente com o trabalhador ao prestar um serviço em sua residência.

E você sabia que a Administração Regional do Lago Sul já possui a sua Sala do Empreendedor, onde você e todos estes trabalhadores poderão sanar dúvidas, se informar sobre os benefícios e se cadastrar como MEI. Nesta Sala, um profissional irá orientar sobre toda a documentação necessária, formalizar o cadastro, além de oferecer cursos de capacitação em gerenciamento de empresas.

Além disso, pode oferecer todas as informações necessárias para acesso ao crédito, em linhas especiais oferecidas pelo Banco de Brasília, através do programa Prospera.

Oferecer apoio aos trabalhadores informais e empreendedores faz parte das políticas públicas do Governo do Distrito Federal (GDF) voltadas para o estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento econômico local. No ano de 2023, 18 mil donos de pequenos negócios foram atendidos nas Salas do Empreendedor, presentes em outras 32 regiões administrativas do DF.

A Sala do Empreendedor funciona em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o objetivo de desburocratizar e simplificar todo o processo de constituição, alteração, baixa e licenciamento de empresas.

A iniciativa faz parte do projeto Cidade Empreendedora e, ao mesmo tempo que combate a informalidade, auxiliando os trabalhadores, contribui para o desenvolvimento local, incentivando e capacitando o microempreendedor.

Venha conhecer a Sala do Empreendedor do Lago Sul. Converse com os especialistas e ajude o seu prestador de serviço a sair da informalidade, conquistando direitos e benefícios que vão ajudálos a ter uma vida melhor e com mais segurança.

Horário de funcionamento de atendimento ao público: 09:00 às 18:00. 

Mapa do site Dúvidas frequentes