O Ministério da Saúde acatou pedido da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e iniciou um estudo intitulado “Conhecimentos, Atitudes e Práticas para avaliar a percepção do público que reside, trabalha e frequenta a orla do Lago Paranoá em relação à Febre Maculosa e o ambiente em uma abordagem de Saúde Única”.
O estudo tem como propósito avaliar as informações dos moradores, trabalhadores e frequentadores do Lago Paranoá em relação à febre maculosa e o principal transmissor, o carrapato do gênero Amblyomma. O referido estudo servirá de subsídios para adoção de medidas preventivas, incluindo campanhas de conscientização.
É importante frisar, no entanto, que não existe nenhum caso confirmado de febre maculosa no Distrito Federal. O último suspeito é de 2019 e foi adquirido em outra unidade da Federação.
No primeiro momento, a Secretaria de Saúde convida os moradores do Lago Sul, Lago Norte e Plano Piloto para fazerem parte do estudo, respondendo a um questionário, que pode ser acessado pelo seguinte link.
A participação dos moradores do Lago Sul é fundamental para o êxito do referido estudo e irá contribuir para que a eficácia das medidas preventivas a serem adotados, principalmente no sentido de que o Distrito Federal continue sem nenhum caso de febre maculosa.
Administração Regional do Lago Sul
SHIS QI 11 Área Especial Nº 01 Lago Sul - CEP: 71.625-600
BRASÍLIA - DF