22 de julho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
11/08/23 às 11h46 - Atualizado em 5/02/24 às 15h35

Administração do Lago Sul volta a alertar para os riscos do descarte irregular de lixo verde

COMPARTILHAR

Neste período de estiagem, aumenta também o descarte de lixo verde. A Administração do Lago Sul, rotineiramente, recolhe este material em diversas quadras, evitando o seu acúmulo. Este lixo verde é formado por resultados de poda, galhos e cascas de árvores, troncos, gramas e mato, folhas secas e verdes e outros materiais orgânicos de origem vegeta.

Em terrenos públicos, principalmente após os serviços de limpeza ou de poda, está incluído no cronograma dos serviços o recolhimento imediato deste material, o que é sempre realizado. No entanto, em terrenos particulares, e de acordo com a Política Distrital de Resíduos Sólidos, a coleta e destinação correta deste material são de responsabilidade de quem as produz, ou seja, dos proprietários desses imóveis.

O Governo do Distrito Federal disponibiliza diversos Papa Entulhos que recebem esses resíduos gratuitamente. Em geral, todo este material recolhido passa por reciclagem e uma boa parte é aproveitada para a produção de adubos orgânicos de qualidade, retornando aos canteiros, jardins e parques.

A Administração do Lago Sul conta com a colaboração dos moradores, com destaque para este período de seca, quando agrava os riscos de incêndio, e lembra que a destinação correta do lixo verde e entulhos demonstra respeito ao meio ambiente e à comunidade, além de preservar a saúde e o bem-estar de todos os moradores. 

 

O acúmulo de lixo verde neste período aumenta a possibilidade de ocorrência de focos de incêndio.

Mapa do site Dúvidas frequentes