29 de janeiro

20/12/21 às 16h12 - Atualizado em 20/12/21 às 16h12

Com a reforma estrutural, Ponte Costa Silva terá passarela para pedestre e nova iluminação

Com o projeto executivo concluído, a primeira reforma estrutural de grande porte da Ponte Costa e Silva, no Lago Sul, vai ganhar um novo ritmo a partir dos próximos dias. Coordenada pela Novacap, a obra vai recuperar a Ponte, construída em 1976, nunca recebeu nenhuma reforma deste porte. São pelo menos quatro décadas de desgaste. Passam por lá diariamente pelo menos 15 mil veículos.

A reforma está estimada em R$ 20 milhões e a previsão de término é setembro do próximo ano. Atualmente, os serviços se concentram na parte interna da ponte. Em dezembro, as equipes finalizaram dois gabiões – muros de contenção que evitam as erosões na borda do lago. E fizeram toda a lavagem externa da ponte com hidrojateamento.

O administrador regional do Lago Sul, Rubens Santoro, afirmou que, pela primeira vez, a ponte está sendo tratada como ela merece. O projeto executivo, além de moderno e com a preocupação de preservar mais uma obra do grande mestre Oscar Niemayer, torna a Ponte Costa e Silva mais segura e bonita, e, com certeza, terá a aprovação dos moradores do Lago Sul e será mais um ponto de atração dos turistas.

Entre as melhorias, destacam-se: construção de uma passarela de pedestres sob a ponte, ligando a orla – próximo à Prainha – ao trecho 1 do Setor de Clubes Sul, pintura em poliuretano, o que aumenta a durabilidade para até 25 anos, recapeamento das três faixas de rolamento, com uso de 250 m³ de asfalto e a troca da iluminação com a instalação de luminárias de LED, entre outras.