06 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
19/07/21 às 18h08 - Atualizado em 19/07/21 às 18h14

Cerca-viva bem cuidada garante bela paisagem e direitos de todos

COMPARTILHAR

A escolha das espécies de plantas para formação da cerca-viva evita gastos com manutenção.  

Para garantir a privacidade, aumentar a segurança, reduzir a poluição sonora e mesmo contribuir para o paisagismo, muitos moradores optam pelo plantio de cercas vivas, que funcionam também para delimitar áreas. No Lago Sul, é comum a opção pelas cercas-vivas, mas é preciso estar atento a alguns cuidados para que a decisão não se torne um problema.

Escolher o tipo de espécies que sejam adaptadas ao clima do cerrado, cresçam o suficiente apenas para atender o objetivo do projeto de paisagismo, não sejam invasivas e exijam manutenção programada, que não tome tempo e gastos além do necessário, são questões determinantes para que sua escolha não se transforme em dor de cabeça.

Também é preciso entender que toda cerca-viva vai necessitar de poda, redirecionando o seu crescimento e impedindo que invada as calçadas, por exemplo. A manutenção da cerca-viva é importante, respeitando o direito de todos de circular livremente pelas calçadas, com atenção especial para idosos, pessoas com algum tipo de deficiência, pessoas com carrinhos de bebês, que, muitas vezes, precisam se deslocarem das calçadas para as ruas, expondo-se a riscos de acidentes.

Por tudo isso, a Administração Regional do Lago Sul recomenda aos moradores que, antes de iniciar o plantio da cerca-viva, consulte um especialista ou busque se informar sobre as inúmeras plantas nativas que podem cumprir a função de delimitar áreas, sem agredir o direito da livre circulação das pessoas.

Além disso, pode tornar o projeto paisagístico bonito e de fácil manutenção, pois é bom lembrar que tanto a poda como recolhimento deste lixo verde são de responsabilidade dos proprietários. Por isso, é preciso se informar também dos custos de manutenção, o que influencia até mesmo na escolha das plantas, podendo optar por aquelas que exigem menos cuidados.

A Administração do Lago Sul conta com a colaboração de todos para tornar o Lago Sul mais verde, mais bonito, com conforto e segurança para os moradores, além de exemplo de respeito aos direitos de todos.

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros